22 de março de 2012

Deveria existir um oitavo pecado mortal: Não abandonais aqueles que vos ama.

Abandono , quando ouço essa palavra chego a ter calafrios !
Não existe nada mais triste do que ser abandonada , deixada de lado e esquecida . Dói muito quando realmente amamos um alguém que não dá valor algum ao nosso amor, sem dúvidas vocês devem estar se perguntando : "Xi, será que a Nana tá com dor de amor ?" NÃAO, gente tô em uma época da minha vida que não estou amando simplesmente ninguém, ninguém mesmo meu coração tá vazio , vazio ! Só que eu tenho visto certas coisas que mesmo não sendo comigo me dói ! 

Sinônimos de abandono: desabrigo  ·  desamparo  · desistência  ·  desleixo  ·  orfandade 

Quando eu digo abandono eu me refiro a todo o tipo de abandono, como : abandono infantil , abandono de idosos, abandono de animais e abandono de um "amor" .


O abandono infantil 
Chega doer o coração ao ver uma imagem dessas, eu fico me perguntando que ser humano seria tão desalmado ao ponto de abandonar um anjo que é uma criança !
Mas infelizmente é o que mais vemos por ai são mães abandonando filhos antes mesmos do primeiros passos deles !
"A esperança não me cansa de uma grande mudança de um mundo melhor para a criança..." (Jamil luz)

O abandono de idosos 

Eu sei gente que esse texto que estar por vir é enorme e alguns não irão ler por preguiça mas acreditem na nega aqui, vale MUITO a pena ! 
Achei e chorei muito quando li e preciso partilhar isso com vocês :

"A dor do abandono
Era uma manhã de Sol quente e céu azul quando o humilde caixão contendo um corpo sem vida foi baixado à sepultura. De quem se trata? Quase ninguém sabe. Muita gente acompanhando o féretro? Não. Apenas umas poucas pessoas. Ninguém chora. Ninguém sentirá a falta dela. Ninguém para dizer adeus ou até breve.

Logo depois que o corpo desocupou o quarto singelo do asilo, onde aquela mulher havia passado boa parte da sua vida, a moça responsável pela limpeza encontrou em uma gaveta ao lado da cama, algumas anotações. Eram anotações sobre a dor... Sobre a dor que alguém sentiu por ter sido abandonada pela família num lar para idosos... Talvez o sofrimento fosse muito maior, mas as palavras só permitem extravasar uma parte desse sentimento, grafado em algumas frases:

Onde andarão meus filhos? Aquelas crianças ridentes que embalei em meu colo, alimentei com meu leite, cuidei com tanto desvelo, onde estarão? Estarão tão ocupadas, talvez, que não possam me visitar, ao menos para dizer olá, mamãe? Ah! Se eles soubessem como é triste sentir a dor do abandono... A mais deprimente solidão... Se ao menos eu pudesse andar... Mas dependo das mãos generosas dessas moças que me levam todos os dias para tomar Sol no jardim... Jardim que já conheço como a palma da minha mão.

Os anos passam e meus filhos não entram por aquela porta, de braços abertos, para me envolver com carinho...

Os dias passam... e com eles a esperança se vai... No começo, a esperança me alimentava, ou eu a alimentava, não sei... Mas, agora... Como esquecer que fui esquecida? Como engolir esse nó que teima em ficar em minha garganta, dia após dia? Todas as lágrimas que chorei não foram suficientes para desfazê-lo. Sinto que o crepúsculo desta existência se aproxima... Queria saber dos meus filhos... Dos meus netos... Será que ao menos se lembram de mim? A esperança, agora, parece estar atrelada aos minutos... Que a arrastam sem misericórdia... Para longe de mim.

Às vezes, em meus sonhos, vejo um lindo jardim... É um jardim diferente, que transcende os muros deste albergue e se abre em caminhos floridos que levam a outra realidade, onde braços afetuosos me esperam com amor e alegria... Mas, quando eu acordo, é a minha realidade que eu vejo... Que eu vivo... Que eu sinto...

Um dia alguém me disse que a vida não se acaba num túmulo escuro e silencioso... Que a vida continua após a morte, de uma outra forma... Mas com certeza a minha matéria, a minha mente, o meu eu dessa vida que vivo agora, com o nome que tenho... Nunca mais existirá! E quando a morte chegar, só restará a saudade que com o passar do tempo se ameniza... (Se é que alguém vai sentir saudade de mim, já que não sentem enquanto ainda estou viva neste asilo).

Sinto que a minha hora está chegando... Depois que eu partir, gostaria que alguém encontrasse essas minhas anotações e as divulgasse. E que elas pudessem tocar os corações dos filhos que internam seus pais em asilos, e jamais os visitam... Que eles possam saber um pouco sobre a dor de alguém que sente o que é ser abandonado.

Autor: desconhecido"



Abandono de animais :

"Nós seres humanos, estamos na
natureza para auxiliar o progresso
dos animais, na mesma proporção
que os anjos estão para nos auxiliar.
Portanto quem chuta ou maltrata um
animal é alguém que não aprendeu a
amar"
Chico Xavier

Abandono de um amor : 


Se voltar não faça espanto, cuide apenas de você
Dê um jeito nessa casa, ela é nada sem você
Regue as plantas na varanda, elas devem lhe dizer
Que eu morri todos os anos, quando esperei você
Se voltar não me censure, eu não pude suportar
Nada entendo de abandono, só de amor e de esperar
Olhe bem pelas vidraças, elas devem lhe mostrar
Os caminhos do horizonte
Onde eu fui lhe procurar
Não repare na desordem, dessa casa quando entrar
Ela diz tudo que eu sinto, de tanto lhe esperar 
(Abandono - Roberto Carlos )



Vou usar uma frase que gosto muito pra me despidir : 

E o que resta é a solidão. É só o que fica comigo, e não quer me abandonar, pelo menos tenho a compania dela, e também de mim, se é que é confortavel isso.
Jefferson Amorim


Beijos da nega que anda com medo dos abandonos um dia entrar em sua vida ....

3 comentários:

  1. Nossa Senhora, não há como não chorar ao ler a carta que você postou. Acho uma crueldade quem faz isso, tanto com idosos, crianças ou até mesmo animais. Se não quer criar, bota pra adoção, é "menos pior" que colocar na rua, onde acabam passando fome, frio. Deveria ter uma lei onde isso fosse proibido mas, fazer o que néah? Esse país se chama Brasil, onde tudo passa despercebido!

    ResponderExcluir
  2. É inacreditavel como exista pessoas assim(se é que se pode chamar de pessoas),concordo com a opinião de cima tem que ter uma lei mais seria...apesar de que esta muito longe disso acontecer =s

    Preta entrevista: Jessica Paviani
    Não conhece? Ih vai lá então kkk
    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana, vi que adora a Bahia neh?Hehe e eu sou baiana,fiquei feliz qdo vi fotos da minha terra maravilhosa. Não existe essa pessoa que visite a Bahia e não queira voltar. Um forte abraço flor!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é mega importante para mim, obrigada por acompanhar o meu cantinho, beijos da nega =)