13 de novembro de 2012

Meus olhos coloridos ...

"Os meus olhos coloridos
Me fazem refletir
Eu estou sempre na minha
E não posso mais fugir..."



Chega ser engraçado o espanto das pessoas por eu assumir minha negritude . Ei o que tem de errado nisso?
Tenho orgulho de assumir o que eu sou , EU SOU NEGRA alguma dúvida em relação a isso ?

   
"Meu cabelo é bom, ruim é seu preconceito"


Eu tenho cabelo crespo... Recebo olhares na rua como se fosse coisa de outro mundo , e olha que o meu cabelo não está 100% natural ainda ! E ainda me fazem perguntas sobre quando eu vou alisar , quando eu vou relaxar e coisas do tipo ... 
Eu tento entender qual é o problema das pessoas em aceitar o cabelo crespo , o que tem de errado em assumir o black ? Temos que ser escravas de um padrão de beleza ditado pela mídia mesmo ?
Quando eu era pequena lembro de que eu tinha um desejo por um cabelo liso como os que eu via na televisão , nas bonecas e das meninas da minha sala ! E isso era de se esperar , pois ser uma criança negra e ter cabelo crespo em uma sociedade que dita um padrão de beleza longe da minha realidade não era fácil !
Na minha concepção a atitude de aceitar o seu cabelo crespo é a mais autentica forma de aceitar sua negritude , sou adepta ao crespo e admiradora de quem assume seu black !

"Meu cabelo enrolado
Todos querem imitar
Eles estão baratinado
Também querem enrolar..."


"Você ri da minha roupa
Você ri do meu cabelo
Você ri da minha pele
Você ri do meu sorriso..."

Eu tenho a pele negra... Ah gente peraí , alguma dúvidas sobre isso ? rs
Mas o pior é que tem gente que tem medo ou vergonha não sei de me dizer que eu sou negra ! Quando querem se referir a cor da minha pele a fisionomia da pessoa simplesmente muda , como se eu tivesse algum problema com a minha LINDA cor de pele !
Achei esse texto a minha cara :

"Não me chame de MULATA, porque você pode fortalecer a ideia de que mulher negra é usada para o ato sexual, sem haver risco de reprodução.Não me chame de parda, porque não sou filha de pardal, apesar de gostar tanto de pássaros.
Não me chame de morena, porque sinto que o seu olhar fita na cor da minha pele e não na minha essência e na minha ancestralidade. Por favor, sem medo de me ofender, me cham
e de negra, eu gosto, é música para os meus ouvidos, é bacana sempre me recordar da minha raiz, da minha essência, da minha ancestralidade, da minha história… Ah, se for com carinho pode me chamar de neguinha e se for para reconhecer a minha força e resistência, pode me chamar de negona. Eu sou negra, eu sou negra, eu sou negra…"


Tenha orgulho do que você é ! Não se esconda seja você ! Você é linda do jeitinho que é , seja LEGALMENTE NEGRA você também !

Beijos de chocolate !

4 comentários:

  1. adoro essa música. sucesso Linda.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Nana,
    me identifiquei demais com esse seu post!
    e fato, as pessoas tem medo de dizer que somos negras, mas pra mim não é problema, mas elogio.
    Sobre alisar os cabelos, não tolero nem mais esse tipo de abuso, pois eu não me meto na vida, nem no cabelo de ngm.
    Beijoo

    ResponderExcluir
  3. Tenho o cabelo crespo, estou me assumindo e sofro com minha transição, preconceitos na familia é a pior parte, mas enfim, beijoos

    ResponderExcluir

Seu comentário é mega importante para mim, obrigada por acompanhar o meu cantinho, beijos da nega =)